ASB - Cuidados com instrumental


ASB - Cuidados com instrumental

Instrumentais odontológicos merecem cuidados, tanto para preservação da aparência, quanto da qualidade da precisão (corte), e ainda, para a segurança do paciente.

A lavagem dos instrumentais deve seguir as etapas de limpeza e desinfecção/ esterilização. Para isso, é preciso certificar- se de que não há nenhum resíduo de sujidade (sangue seco, resíduo de resina, cimento...) no instrumento antes de embalá-lo.

Evite lavar o instrumental e deixar escorrendo, isso pode enferrujar o metal.

Evite deixar o instrumental de molho por mais tempo que o necessário (5 a 30 min.), mas também não se deve lavar em seguida do uso sem que passe pelo processo de pré limpeza (deixar de molho na solução enzimática conforme orientação do fabricante).

Evite manipular os instrumentais de forma "grosseira", além de causar um possível paciente de trabalho já que a maioria dos instrumentos possui parte cortante ou pontiaguda, você ainda contribui para a perda do corte do instrumental ao jogar na cuba sem uma certa destreza, ou ao derrubar no chão por exemplo. 

O ASB é o principal responsável pela conservação e durabilidade dos instrumentais, portanto, o conhecimento sobre esse assunto é de extrema importância para que o profissional exerça um trabalho de excelência.

Quer se diferenciar no mercado? Clique no link abaixo e faça o curso de ASB à distância! 

Site: https://auxiliardentista.com.br/ ou clique aqui para acessar a plataforma.

Publicidade